5º ANO 2

ESCOLA MUNICIPAL AURELIANO JOAQUIM DA SILVA – CAIC

 

Ituiutaba, 29 de junho de 2020.

Segunda-feira

 

ESSA SEMANA TRABALHAREMOS BASTANTE NO LIVRO.  TODAS AS ATIVIDADES SERÃO NOS LIVROS DE VOCÊS. ENTÃO ORGANIZEM-SE E FAÇAM AS ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA CADA DIA.

 

LEMBRE—SE  QUE VOCÊ PODE RESPONDER NO LIVRO.

 

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS:

PÁGINAS: 59, 60, 61

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA:

PÁGINAS: 60, 61, 62, 63, 64 E 65

 

Me mande as fotos das páginas respondidas.

 

Ituiutaba, 30 de junho de 2020.

Terça-feira

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS:

PÁGINAS: 62, 63, 64

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA:

PÁGINAS: 66 e 67

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE HISTÓRIA:

PÁGINAS: 24, 25, 26, 27, 28, 29 E 30;

 

Me mande as fotos das páginas respondidas.

 

Ituiutaba, 01 de julho de 2020.

Quarta-feira

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS:

PÁGINAS: 65 E 66

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA:

PÁGINAS: 70, 71, 72 E 73

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS:

PÁGINAS: 10, 12, 13, 14 E 14

 

Me mande as fotos das páginas respondidas.

 

Ituiutaba, 02 de julho de 2020.

Quinta-feira

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS:

PÁGINAS: 76, 77,  78, 79, 80, 81, 82,83

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA:

PÁGINAS: 78, 79, 80, 81, 82 e 83

 

Me mande as fotos das páginas respondidas.

Ituiutaba, 03 de julho de 2020.

Sexta-feira

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS:

PÁGINAS: 84, 85, 86, 87, 88, 89

 

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA:

PÁGINAS: 84, 85

ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA:

PÁGINAS: 20, 21, 22. 23, 24, 25

 

Me mande as fotos das páginas respondidas.

 


ESCOLA MUNICIPAL AURELINO JOAQUIM DA SILVA

ITUIUTABA, 22 DE JUNHO DE 2020.
Segunda-feira

Clique e responda.


ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

LER A EXPLICAÇÃO SOBRE O QUE É CRÔNICA NA PÁGINA 51.

ATIVIDADE DA PÁGINA 53 – RESPONDER AS PERGUNTAS NO CADERNO.

É HORA DA MATEMÁTICA

Faça os cálculos no caderno.


ATIVIDADE NO LIVRO DE HISTÓRIA

ATIVIDADE DAS PÁGINAS 20 E 21.


ITUIUTABA, 23 DE JUNHO DE 2020.
Terça-feira

ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS:

 

·         LEIA AS EXPLICAÇÕES DA PÁGINA 52.

AO PENSAR NO OBJETO E FAZER A DESCRIÇÃO VOCÊ VAI MANDAR PARA UM COLEGA PARA VER SE SEU COLEGA ADIVINHE QUAL É O OBJTO QUE VOCÊ IMAGINOU.

·         ATIVIDADE PÁGINA 53 – FAZER INDIVIDUALMENTE

·         ATIVIDADE PÁGINA 55 E 56

 

ATIVIDADE NO LIVRO DE MATEMÁTICA

 

·         LER A PÁGINA 32

·         FAZER A PÁGINA 33

·         FAZER A PÁGINA 34 E 35

 

ATIVIDADE NO LIVRO DE GEOGRAFIA

 

FAZER A PÁGINA 26 E 27

 

ATIVIDADE NO LIVRO DE CIÊNCIAS

 

LER A PÁGINA 130.

PÁGINA 131 – FAZER A EXPERIÊNCIAS E ESCREVER UM RELATÓRIO NO CADERNO SOBRE O QUE VOCÊ DESCOBRIU



ITUIUTABA, 24 DE JUNHO DE 2020.
Quarta-feira

CLIQUE E RESPONDA RÁPIDO.


ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         PÁGINA 57 E 58

 ATIVIDADE NO LIVRO DE MATEMÁTICA

·         PÁGINA 37
·         PÁGINA 38
·         PÁGINA 39
·         PÁGINA 40

ITUIUTABA, 25 DE JUNHO DE 2020.
Quinta-feira

OS SUBSTANTIVOS PODEM SER CLASSIFICADOS QUANTO AO GÊNERO DAS SEGUINTES MANEIRAS: FEMININO, MASCULINO, COMUM DE DOIS GÊNEROS OU EPICENO.

PARA OS MASCULINOS UTILIZAMOS ARTIGOS MASCULINOS ANTES DO SUBSTANTIVO (O, OS, UM, UNS). EX.: O MENINO, 

UM HOMEM

PARA OS FEMININOS UTILIZAMOS ARTIGOS FEMININOS ANTES DO SUBSTANTIVO (A, AS, UMA, UMAS). EX.: A MENINA, UMA MULHER.

O COMUM DE DOIS GÊNEROS APRESENTA UMA ÚNICA FORMA TANTO PARA O FEMININO QUANTO PARA O MASCULINO, O QUE OS DIFERENCIA É O ARTIGO OU O ADJETIVO QUE OS ACOMPANHA.

 EX.: O ESTUDANTE, A ESTUDANTE; O DENTISTA, A DENTISTA; O ARTISTA, A ARTISTA.

O EPICENO TEM SOMENTE UMA FORMA PARA OS DOIS SEXOS, ATÉ O ARTIGO É IGUAL PARA OS DOIS GÊNEROS. O QUE USAMOS PARA FAZER A DIFERENCIAÇÃO SÃO AS PALAVRAS MACHO OU FÊMEA.

EX.: A ÁGUIA MACHO, A ÁGUIA FÊMEA; O JACARÉ MACHO, O JACARÉ FÊMEA.

 

O SOBRECOMUM APRESENTA UMA FORMA IMUTÁVEL TANTO PARA O FEMININO QUANTO PARA O MASCULINO.

 EX.: A PESSOA, O SUJEITO.

1) COPIE NO CADERNO COMPLETANDO ADEQUADAMENTE COM O ARTIGO MASCULINO OU FEMININO AS PALAVRAS ABAIXO:


_____ PADRASTO

_____ PARDAL

_____ RÉ

_____MARIDO

_____FREIRA

_____ FÊMEA

_____ POETISA

_____ GIGANTE

_____ ALFAIATE

_____ IRMÃ


USE O LINK PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS QUESTÕES. 


https://forms.gle/pc6WNsWp7K1vX4z16

5) EM SEU CADERNO FAÇA COMO NO MODELO

O PIANISTA,     A PIANISTA

O JORNALISTA, ________________________

O GERENTE, ________________________

O CLIENTE, ________________________

O COLEGA, ________________________

O COLEGIAL, ________________________

O DENTISTA, ________________________

 

6) NO CADERNO CRIE UMA FRASE PARA CADA UM DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:

PERSONAGEM

JOVEM

RIVAL

O ANIMAL

O INDIVÍDUO 

 

7) CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS ABAIXO EM COMUM DE DOIS GENEROS, EPICENO, OU SOBRECOMUM. COPIE E RESPONDA NO CADERNO.

A VÍTIMA

O SABIÁ

A CRIANÇA

O JORNALISTA

A TESTEMUNHA

O DENTISTA

O ACROBATA

A DOENTE

A ONÇA

A PIANISTA

A ÁGUA

A COBRA

O ESPORTISTA

O JACARÉ


ITUIUTABA, 26 DE JUNHO DE 2020.
Sexta-feira

ATIVIDADE DO LIVRO DE MATEMÁTICA

·         PÁGINA 41

·         PÁGINA 42

·         PÁGINA 43

·         PÁGINA 44

ATIVIDADE DO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         PÁGINA 70

·         PÁGINA 71

·         PÁGINA 72

·         PÁGINA 73



ATIVIDADES DA SEMANA
02/06/2020 - 06/06/2020

02 e 03  DE JUNHO DE 2020 - TERÇA-FEIRA e QUARTA-FEIRA

ANTES DE COMEÇAR AS ATIVIDADES FAÇA A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA PASSADA.

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO:

https://youtu.be/MgvEzUFcK24

https://youtu.be/XPJHQmsacj4



PRESERVAR É PRECISO!
        Os recursos naturais são os elementos que a natureza nos fornece e que são necessários para a nossa sobrevivência. Podemos citar, por exemplo, a água, o solo, o ar, etc.
Vamos conhecer um desses recursos na letra dessa canção?

PLANETA ÁGUA

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão

ARANTES, Guilherme, Planeta água. In; Maioridade. (S.I.): Globo Polydor 1997. 1 CD. Faixa 8.

COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES TODAS AS QUESTÕES  NO CADERNO

ATENÇÃO: NÃO PRECISA DESENHAR OS GRÁFICOS E NEM COPIAR OS TEXTOS

COPIAR E RESPONDER APENAS AS QUESTÕES. 

COMEÇAR A COPIAR DA QUESTÃO 2



1) Acesse o link abaixo no YouTube e escute toda a canção.

2) O autor da música repete várias vezes o verso “Terra! Planeta água”, por que você acha que há repetição desse verso?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual é a palavra que se repete em quase todos os versos do poema? Por que o poema repetiu essas palavras tantas vezes?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia o texto abaixo:

    De toda a água que existe na Terra, 97,5% correspondem à água salgada e somente 2,5% à água doce.
   Veja no gráfico a seguir como estão distribuídas e onde se encontram as águas doces e as água salgadas do planeta Terra.


     a)  Onde se encontram de maneira geral, as águas salgadas do planeta?
____________________________________________________________________________________________________________________
      b)  E onde estão as águas doces?
____________________________________________________________________________________________________________________
5) A música do Guilherme Arantes nos mostra um pouco do movimento que a água percorre no ambiente, ora a água está em estado líquido, ora em estado gasoso e também no estado sólido. Essa movimentação da água na natureza é chamada de CICLO DA ÁGUA ou CICLO HIDROLÓGICO.
       
Aprenda com a Turma da Clarinha um pouco mais sobre o ciclo da água. Acesse o link abaixo, se divirta e aprenda um pouco mais sobre a água.


A imagem abaixo mostra também como funciona o ciclo hidrológico.


a) EVAPORAÇÃO: a água da superfície terrestres (dos mares, oceanos, rios e lagos) transforma-se em vapor de água.
b) CONDENSAÇÃO: o vapor da água passa para o estado líquido, Isso ocorre, por exemplo, nas nuvens.
c) PRECIPITAÇÃO: as gotículas de água que se agruparam nas nuvens caem em formas de chuva.
d) ESCOAMENTO E INFILTRAÇÃO: a água precipita, escorre pela superfície e chega aos rios ou penetra no solo e chega aos lençóis subterrâneos.
e) RESPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO: os animais e as plantas fornecem água para a atmosfera em forma de vapor.

6) Agora que você já sabe sobre o ciclo da água, copie da letra da canção “Planeta água” as palavras que fazem referência a eventos do ciclo hidrológico.
__________________________________________________________________________________________________________________________

7) No vídeo da turminha da Clarinha explica que a água dos rios é utilizada pelas pessoas mas antes é captada e tratada. Como a turminha explica como acontece o tratamento da água antes de chegar às casas das pessoas?
__________________________________________________________________________________________________________________________

 8) Como podemos utilizar a água em nosso dia a dia?
__________________________________________________________________________________________________________________________
9) Algo importante é economizar água. Quais as formas que podemos fazer para economizar água?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Leia a tirinha com atenção.



a) Aparecem três personagens na tirinha, dos três qual é o que mais economiza água no banho? Por quê?                  
__________________________________________________________________________________________________________________________
11) Leia com atenção.
        A água é utilizada de várias formas pelas pessoas.  A água é utilizada em nossas casas, nas indústrias, na agricultura, para o lazer. Quem aí gosta de brincar em uma piscina ou na praia? Mas todos esses setores também desperdiçam muita água. Veja o gráfico abaixo:

De acordo com o gráfico responda:
a) Qual setor utiliza a maior quantidade de água?
_____________________________________________________________
b) Qual o percentual de água é utilizada nas cidades (consumo urbano)? _____________________________________________________________

12) Escreva a ordem correta das imagens no caderno. 

A imagem abaixo explica o ciclo da água, mas as cenas foram colocadas fora de ordem. Numere as cenas na ordem que acontece o ciclo da água.


a) Agora explique como você entende o ciclo da água.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04 e 05 DE JUNHO DE 2020 - QUINTA-FEIRA e SEXTA-FEIRA


Com base no texto resolva as situações desafiadoras a seguir.

Quantos litros de água gasta uma torneira pingando em um dia?

Gasta-se em média 46 litros de água!!!!

Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçado em apenas 1 dia.
A vazão média de uma torneira é de 16 litros por minuto. Por isso manter as torneiras fechadas quando escovamos os dentes, ensaboamos a louça ou fazemos a barba representa uma boa economia.
Um banho de dura de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros de água. Se fecharmos o registro, quando nos ensaboamos, e reduzirmos o tempo do banho para 5 minutos, o consumo de água total cai para 81 litros.
Em um condomínio é possível coletar água de chuva para lavar uma área ou regar as plantas. Mas atenção: nas cidades, é sempre bom desprezar a água do início da chuva, pois ela vem com fuligem e outras impurezas que estão no ar.
Antes de imprimir algum documento do computador, pense se realmente há a necessidade de fazê-lo. A economia de papel é uma forma importante de proteger florestas e a água. Cada tonelada de papel significa o corte de aproximadamente 18 árvores e cada quilo de papel consome cinco mil litros de água.

 COPIE E RESPONDA TODAS AS SITUAÇÕES

 PROBLEMAS NO CADERNO.

a) Quantos litros de água, 13 casas desperdiçam, com a torneira pingando?
 Operação:



Resposta:

b) Se a vazão de uma torneira é de 16 litros de água por minuto, quanto de água será desperdiçada se a torneira ficar aberta por 25 minutos?
Operação:



Resposta:

c) Se em um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros de água mas se adotarmos medidas de economia como cita o texto quanto de água será economizada em 1 banho?
Operação:


Resposta:

d) Na casa de Marina moram 6 pessoas e todas tomam banho de 15 minutos e com o registro aberto. Qual é o consumo de água da família por dia no banho?
Operação:


Resposta:

e) Na casa de Joaquim também moram 6 pessoas. Só que todos economizam a água no banho conforme o texto acima explica e cada pessoa gasta apenas 81 litros. Qual é o gasto total na casa de Joaquim?
Operação:

Resposta:

f) Quanto à família de Mariana gasta a mais que a família de Joaquim?
Operação:


Resposta:
g) Quantas árvores são necessárias para produzir 150 toneladas de papel?
Operação:


Resposta:
h) Se economizarmos papel é possível economizar água? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  




ATIVIDADES PARA A SEMANA

26/05/2020 - 27/05/2020


Ituiutaba, 26 de maio de 2020.
Terça-feira


Língua Portuguesa e História

Leia o texto que está inserido no link abaixo e depois responda as questões.

https://forms.gle/C8GLevDLKcsGYzMF6


PATRIMÔNIOS MATERIAIS.

          Como os grupos sociais que nelas vivem, as cidades também tem história. As suas construções, o aspecto de suas ruas, a organização de seus bairros e até mesmo os seus problemas estão ligados à sua história.
          Quem vive em uma cidade nem sempre percebe que as ruas e as construções que nela existem podem contar como a cidade se formou e se modificou ao longo do tempo.
          Algumas cidades ou partes delas, ainda conservam conjuntos arquitetônicos ou monumentos isolados construídos em outros tempos, que hoje possuem valor histórico e cultural. Por representarem uma lembrança do que se deseja preservar de outras épocas, esses locais são escolhidos como patrimônio e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Veja a foto abaixo de um bairro de Salvador que foi tombado

pelo patrimônio histórico.

Pelourinho, bairro da cidade de Salvador, no estado da Bahia.
                          “Pelourinho” vem do nome dado ao poste de madeira ou de pedra que era utilizado   para punir as pessoas que cometessem crimes. Escravizados que fugiam, por exemplo, eram castigados no pelourinho. Nos dias atuais, cerca e 350 casarões do bairro foram restaurados. O bairro atrai milhares de turistas do mundo todo.

De modo geral, as cidades surgem, crescem e se modificam. Algumas desaparecem, mas outras permanecem ao longo o tempo – sofrendo poucas ou muitas transformações. A cidade do Rio de Janeiro foi fundada no ano de 1565, mas só começou a crescer a partir de 1763, depois eu a capital do Brasil foi transferida de Salvador para lá.
            Nos quase dois séculos que o Rio de Janeiro foi sede do governo, e também depois, a cidade cresceu muito. Grandes mudanças ocorreram na cidade, mas algumas construções da época em que era capital se conservam até hoje, como é o caso dos Arcos da Lapa.
            Os Arcos da Lapa, inaugurados em 1750, no período colonial da História do Brasil foram usados durante muito tempo como aqueduto. Eles foram inaugurados em 1750 para levar água da floresta d Tijuco até a região central da cidade.
            No século XIX, o aqueduto deixou de ser usado para essa finalidade. Sua estrutura foi aproveitada para a instalação de linha de bondes que liga o centro do bairro de Santa Teresa, inaugurada em 1986 e em funcionamento até hoje.


Aqueduto do Rio de Janeiro, de Willian Alxander, 1972

Arcos da Lapa em 2010.


PATRIMÔNIOS IMATERIAIS

            Os bens que são escolhidos como patrimônio histórico e artístico não são apenas bens materiais. Escolhem-se também sítios naturais e bens imateriais.
            Patrimônio imaterial é todo o conjunto de bens intelectuais e emocionais de um povo, ou seja, o conjunto de tradições, hábitos, ofícios e outros saberes e fazeres transmitidos de geração em geração, então são bens materiais as festas populares, os pratos típicos, um ritmo de música ou uma dança folclórica.
            Uma característica importante desse tipo de patrimônio é que ele não é formado por objetos que podem ser guardados em um museu.
            Os bens imateriais só existem enquanto um grupo social os pratica, caso contrário, eles desaparecem. Portanto, uma forma de preservar o patrimônio imaterial de um povo é garantir que ele possa continuar sendo praticado e transmitido para as novas gerações.
            É por esse motivo que há uma grande  preocupação em registrar em filmes, fotografias, entrevistas, entre outras maneiras, muitos saberes e fazeres que podem se perder no futuro.
            Nesse sentido a UNESCO organizou uma lista de bens imateriais do mundo inteiro que precisam ser preservados. Esse tipo de iniciativa tem como objetivo estimular os governos e as próprias comunidades locais a reconhecer, valorizar  preservar seu patrimônio.
Clique no link abaixo e responda as questões sobre o texto acima

https://forms.gle/iJBC4dxhPZuaQPfG6


Ituiutaba, 27 de maio de 2020.
Quarta-feira

Língua Portuguesa 

Vamos recordar o que é SUBSTANTIVO.

Com muita atenção assista o vídeo abaixo.
Clique no link do Youtube e assista a aula com atenção.



COPIE NO CADERNO AS ATIVIDADES ABAIXO E RESPONDA:

1) Escreva um substantivo próprio para o substantivo comum citado:

Amigo =      
Professor =
Cantora =  
Personagem de quadrinho =
Cachorrinho= 

2) Copie os substantivos abaixo separando-os em dois grupos:

a) Substantivo comum:

b) Substantivo composto:

3) Apresente dois substantivos derivados para cada substantivo primitivo abaixo:

a) casa:
b) flor:
c) livro:
d) terra:

Matemática

COPIE NO CADERNO AS ATIVIDADES

 ABAIXO E RESPONDA:



ABAIXO ESTÃO AS ATIVIDADES DA SEMANA: 18 a 22 de maio de 2020

Atividade do dia 18/05/2020 e 19/05/2020

Esse ano não realizamos a nossa grande festa em comemoração ao aniversário do nosso CAIC, mas vamos nessa semana mesmo que atrasados nos lembrar e homenagear a nossa escola pelo seu aniversário. 

Vá na página inicial do blog e leia o pequeno texto que fala da história do CAIC. Se preferir clique no link abaixo para ir direto para o texto.

https://prialbinomendes.blogspot.com/2020/05/a-historia-do-caic.html


Agora responda as questões abaixo em seu caderno e envie as fotos para a professora.

1) Em que data é comemorado o aniversário do CAIC?

2) Quantos anos o CAIC completou no ano de 2020?

3)  Quantos anos você tem? Você é mais novo que o CAIC quantos anos?

4) O que significa a sigla CAIC?

5) Qual é o nome da Diretora do CAIC? E qual é o nome da Diretora da Escola do CAIC?

6) Você estuda no CAIC há quantos anos?

7) O que você mais gosta do CAIC?

8) Faça um cartão de aniversário para o CAIC. 

10) Agora vá na página inicial e procure a postagem que tem o hino ao CAIC. Se preferir clique no link abaixo  e escute e leia a letra e a história do hino ao CAIC. 

https://prialbinomendes.blogspot.com/2020/05/hino-ao-caic.html


11) Inspirado no hino ao CAIC crie um poema para Homenagear o CAIC envie a foto do poema para a professora e depois grave um áudio recitando o poema que você criou.

12) Veja a história da bandeira do CAIC  no link abaixo e depois faça o desenho da bandeira do CAIC  e envie o desenho para a sua professora. 

https://prialbinomendes.blogspot.com/2020/05/a-bandeira-do-caic.html


Atividade do dia 20/05/2020

ATIVIDADES ENVOLVENDO SUBTRAÇÃO. 

RESOLVA TODAS AS ATIVIDADES ABAIXO NO CADERNO.

Antes de fazer as atividades veja o vídeo abaixo para relembrar como efetuar a operação de subtração em que é preciso "pedir emprestado".

https://www.youtube.com/watch?v=Asu5YlL53N0


1) Resolva as situações problemas em seu caderno. 

a. Em uma loja de roupas havia 12.684 peças. Foram vendidas 9.786 peças.
Quantas restaram?

b. O preço de uma moto é R$8.696,00. Júlio quer comprá-la, mas possui apenas
R$6.676,00. Quantos reais faltam para que ele possa comprar a moto?

c. Em um supermercado foram vendidos 1.876 pacotes de leite desnatado e 1.093 pacotes de leite integral. Quantos pacotes de leite desnatado foram vendidos a mais que os integrais?

d. Uma livraria tinha em seu estoque no mês de março 7.693 livros. Ao final do
mês sobraram 1.963 livros. Quantos livros foram vendidos no mês de março?

2) Resolva as subtrações e apresente a operação.

a. 8.316 – 5.907 =
b. 6.007 – 1.089 =
c. 10.784 – 8.693 =
d. 24.789 – 17.804 =

3) Em um jogo de basquete o placar ficou assim:

BRASIL: 107 PONTOS
EUA: 89 PONTOS

a) Quem venceu a partida?
b) Com quantos pontos a mais?
c) Qual operação você utilizou para calcular quantos pontos a mais o vencedor da partida fez?

Atividade do dia 21'/05/2020

Vamos ler história em quadrinhos?

Faça a atividade do seu livro de Português que estão nas páginas 65, 66 e 67.

Depois clique no link abaixo e faça as atividades com gráficos. Vamos lembrar o que é gráfico pictórico???

https://forms.gle/erjYwz7itufDyfBu5


Atividade do dia 22'/05/2020

ABAIXO TEM O LINK DE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO. 

https://forms.gle/jP7J3bqR9sLbmVyN9

TENHAM UMA SEMANA ABENÇOADA!

NA PRÓXIMA SEMANA POSTAREI TODAS AS CORREÇÕES DE ATIVIDADES. 

Atividade do dia 13/05/2020

Leia o texto que está no MENU chamado CORONAVÍRUS e depois responda as questões que estão no link abaixo.

https://forms.gle/Q5VUfnDRU92pNMi26


Atividade do dia 14/05/2020

Resolva as situações problemas abaixo em seu caderno e envie as fotos com a resolução. 

1) Qual é a diferença entre os números 247 890 e 129 758?

2) Qual é o dobro de 897?

3) Qual é a metade de 10 896?

4) Maurício possui uma coleção de miniaturas de carros. Ele contou 5 dúzias e meia de miniaturas. Quantas miniaturas Maurício possui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário