4º ANO 2


ESCOLA MUNICIPAL AURELIANO JOAQUIM DA SILVA = CAIC

Ituiutaba, 29 de junho de 2020.
SEGUNDA-FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA

Acesse o link abaixo e responda todas as questões.


 

ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         Pegue seu livro de Língua Portuguesa e leia mais uma fábula.

·         Leia a fábula da página 18.

·         Faça as atividades da página 19 e 2

    MATEMÁTICA


ATIVIDADE NO LIVRO MATEMÁTICA

·         Pegue seu de matemática e leia a página 23

·         Resolva as atividades da página 24.

·         Leia a página 25.

·         Resolva as atividades da página 26.

 

Agora no caderno resolva as multiplicações abaixo.

a)    124 x 2 =

b)    231 x 3 =

c)    415 x 2 =

d)    200 x 3 =

e)    54 x 2 =

f)     187 x 3 = 



Ituiutaba, 30 de junho de 2020.
TERÇA-FEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA


ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         Pegue seu livro de Língua Portuguesa e leia a página 21 e 22.

·         Faça as atividades na página 23, 24,  25 e 26. ATENÇÃO RESPONDA NO LIVRO E MANDE A FOTO PARA A PROFESSORA.

 

MATEMÁTICA

ATIVIDADE NO LIVRO DE MATEMÁTICA

·         Pegue seu livro de MATEMÁTICA e faça as atividades da página 27, 28, 29 e 30


GEOGRAFIA

ATIVIDADE NO LIVRO DE GEOGRAFIA

·         Pegue seu livro de GEOGRAFIA e leia os textos das páginas:  10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16.

·         Responda as atividades das páginas: 17, 18 e 19.

NÃO ESQUEÇA DE MANDAR AS FOTOS DESSAS ATIVIDADES PARA A SUA PROFESSORA. 


Ituiutaba, 01 de julho de 2020.

 QUARTA-FEIRA

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         Pegue seu livro de Língua Portuguesa e leia a página 27 e 22.

·         Faça as atividades na página 28. ATENÇÃO RESPONDA NO LIVRO E MANDE A FOTO PARA A PROFESSORA.

·         Leia a página 31 e 32 e responda todas as questões no caderno.

 

CIÊNCIAS

 

ATIVIDADE NO LIVRO CIÊNCIAS

·         Leia a página 10 do seu livro de ciências e faça a atividade da página 11. Não esqueça de mandar a foto da sua atividade para a professora.

·         Leia a página 12 do seu livro de ciências e responda as atividades da página 13.

·         Leia a página 14 e 15.



Ituiutaba, 02 de julho de 2020.

 QUINTA-FEIRA

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Leia em seu livro de português a página 31 e responda as questões do link abaixo:


https://forms.gle/dwrMjsS2G9SFgSraA



 

MATEMÁTICA

ATIVIDADE NO LIVRO DE MATEMÁTICA

·         Pegue seu livro de MATEMÁTICA e faça as atividades das páginas 31, 32, 33 e 34.




Ituiutaba, 03 de julho de 2020.

 SEXTA-FEIRA

 

 

ATIVIDADE NO LIVRO DE PORTUGUÊS

·         Pegue seu livro de PORTUGUÊS  e faça as atividades das páginas 35, 36, 37, 38 e 39.


MATEMÁTICA

 

Responda as questões no link abaixo.

https://forms.gle/ekcmkAH9J1axSeGS6


-----------------------------------------------------


ESCOLA MUNICIPAL AURELIANO JOAQUIM DA SILVA = CAIC

Ituiutaba, 22 de junho de 2020.
SEGUNDA-FEIRA

Acesse o link abaixo e responda todas as questões.


VEJA O TANGRAM E ALGUMAS FIGURAS QUE PODEMOS FORMAR.



1) Reproduza o tangram da página 3 em uma folha branca, colora e recorte.

2) Agora vamos imaginar que você tivesse uma pedra de jade e a deixasse cair, como iria fazer o remendo desse objeto?  Forme a sua figura com as peças do tangram que recortou. Logo após escreva em seu caderno a sua história em prosa ou em verso, contando como isso aconteceu. TIRE A FOTO DO SEU TEXTO E ENVIE PARA A PROFESSORA. GRAVE UM ÁUDIO FAZENDO A LEITURA E ENVIE PARA A PROFESSORA.


AGORA CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES



Ituiutaba, 23 de junho de 2020.
TERÇA-FEIRA

HORA DE ESTUDAR NO LIVRO

Em seu livro estude sobre a Classificação dos sólidos geométricos. PÁGINA 40

1)  Você irá procurar em sua casa um sólido geométrico, faça um vídeo apresentando seu sólido geométrico. Se for possível apresente seu sólido em forma planificada. Fale todas as características: se é um paralelepípedo, retângulo, quantas faces, vértices, arestas, se rolam ou não rolam.

2) Você sabia que pode utilizar figuras geométricas planas para fazer dobraduras bem legais?  Para fazer as diversas dobraduras você pode utilizar as figuras recortadas em papéis coloridos. Nesta época do ano é comum vermos as festas juninas nas escolas. E tem uma brincadeira que é a preferida das crianças: a pescaria. Siga os passos abaixo e monte vários peixinhos coloridos para representar a brincadeira da pescaria. Depois faça bandeirinhas, uma fogueira e monte uma cena de festa junina. Use o máximo de figuras planas que puder.


 AGORA ACESSE O LINK E RESPONDA:

https://forms.gle/x9giy3qgnCKEyx8fA


Ituiutaba, 24 de junho de 2020.
QUARTA-FEIRA

COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO

 

1) Na escola Presidente Vargas, estudam 3 centenas, duas dezenas e 5 unidades de meninos e 4 centenas, 9 dezenas e 9 unidades de meninas.  Quantos alunos estudam na escola?

Operação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: 

 

2) Durante a festa foram vendidas muitas guloseimas, atenção para o Quadro de produtos e valores.


a) Faça os cálculos e complete a tabela para saber quanto a escola arrecadou com a venda de cada produto.


b) Qual foi o total arrecadado com as vendas dos produtos?

Operação:

 

 

 

 

 

 Resposta: 

c) Sabendo que a escola teve R$ 2 347,00 de despesa com a festa. Calcule o lucro, ou seja, quanto sobrou para a escola depois de pagar as despesas.

Operação:

 

 

 

 

 

Resposta:

3) Na eleição da Sinhazinha e Sinhozinho da Festa foram vendidos 9.535 votos ao preço de R$ 0,50. Qual foi o valor arrecadado para a escola?

Operação:

 

 

 

Resposta: 

4) Para ir a uma festa Junina animada no Nordeste comprei as passagens aéreas e paguei com cartão de crédito, sendo 12 parcelas de 385,00 incluído o valor do hotel. Que valor pagarei pela viagem?

Operação:

 

 

 

Resposta:

5) A turma do terceiro ano apresentou uma quadrilha com 24 alunos, o quarto ano apresentou com o dobro de alunos e quinto ano com o triplo. Qual a quantidade de alunos de cada ano? Qual a quantidade ao total de alunos que apresentaram nas quadrilhas?

Operação:

 

 

Resposta: 

6) Para decorar a escola foram feitas 1 unidade de milhar e 5 centenas de bandeirinhas para o corredor da escola, 4 unidades de milhar, 7 centenas e 9 dezenas para o pátio, 4 centenas, 6 dezenas e 8 unidades para a frente da escola. Quantas bandeirinhas foram feitas ao total?

Operação:

 

 

 

Resposta: 

7) Na festa foram vendidas 855 garrafas de refrigerante de 250ml. Quantos litros de refrigerante foram vendidos?

Operação:

 

 

Resposta: 

Ituiutaba, 25 de junho de 2020.
QUINTA-FEIRA

LEIA O TEXTO NO LINK ABAIXO E RESPONDA:


RESOLVA AS MULTIPLICAÇÕES ABAIXO:

a) 51 x 2 =
b) 46 x 2 = 
c) 90 x 2 = 
d) 47 x 2 = 
e) 66 x 2 = 
f) 52 x 2 = 
g) 49 x 3 = 
h) 15 x 3 = 
i) 24 x 3 = 
j) 57 x 3 =
k) 38 x 3 =


ATIVIDADES PARA A SEMANA

15/06/2020 a 19/06/2020

Ituiutaba, 15 de junho de 2020
Segunda-feria

Acesse o link abaixo e responda as atividades.

Clique no botão enviar ao terminar de responder.


ATIVIDADES PARA A SEMANA

03/06/2020 a 06/06/2020


Ituiutaba, 03 de junho de 2020.
Quarta-feira


Língua Portuguesa

Os substantivos podem se apresentar no grau normal, no aumentativo e no diminutivo. 

Leia com atenção os aumentativos e diminutivos abaixo.



Agora faça os aumentativos abaixo no caderno.



Vamos brincar com os diminutivos?
Reescreva as frases em seu caderno.


Texto divertido



Agora reescreva o texto abaixo em seu caderno trocando os símbolos pelas palavras.

Não esqueça de me mandar as fotos dessas atividades.

Agora é hora da matemática.

RESOLVA TUDO EM SEU CADERNO










ATIVIDADES PARA A SEMANA

25/05/2020 - 30/05/2020


Ituiutaba, 25 de maio de 2020.
Segunda-feira


Língua Portuguesa


Você sabe o que é substantivo?
Então assista o vídeo abaixo e descubra.

Substantivo então são as palavras que dão nome a todas as coisas. 

1) Escreva em seu caderno os substantivos que dão nome a esses objetos:


2) Escreva em seu caderno os substantivos que dão nome a essas frutas:

3) Escreva agora em seu caderno os substantivos que dão nome a esses brinquedos:

4) Escreva os substantivos que dão nome aos personagens dos desenhos animados:

OS NOMES QUE DÃO NOME AOS SENTIMENTOS TAMBÉM SÃO SUBSTANTIVOS.

5) Separe as sílabas dos substantivos abaixo que dão nome aos sentimentos:
a) amor:
b) alegria:
c) saudade:
d) tristeza:

Você sabia que os substantivos podem ser próprios e comuns???

As palavras que dão nome as pessoas, aos personagens dos desenhos, cidades, lojas são chamados de substantivos próprios e DEVEM SER ESCRITOS COM INICIAL MAIÚSCULA.

As palavras que dão nome a objetos, sentimentos, lugares em geral são chamados de substantivos comuns e não devem ser escritos com letra minúsculas.

Só escreve substantivo comum com letra maiúscula se estiver no início de uma frase. 

6) Agora escreva substantivos próprios que sejam:

a) Nome de cidade:
b) Nome de uma loja:
c) Nome de uma rua:
d) Nome de um cantor:


Matemática
Vamos relembrar?

Nós podemos medir intervalo de tempo em horas, minutos e segundos. Mas podemos utilizar outras unidades também, vamos relembrar de algumas?

a) Dia que tem 24 horas.
b) Semana que tem 7 dias.
c) Mês que tem 30 dias.
d) Ano que tem 365 dias ou 12 meses.
e) década que tem 10 anos.
f) Século que tem 100 anos.
g) Milênio que tem 1 000 anos.

1) Agora resolva:

a) Três semanas tem quantos dias?
b) Seis meses tem quantos dias?
c) Quantos anos tem 7 décadas?
d) Quatro séculos são quantos anos?
e) Oito milênios são quantos anos?

2) Escreva as horas que cada relógio está marcando:

a) 
 b)
 c)
----------------------------------------------------
Ituiutaba, 26 de maio de 2020.
Terça-feira
Língua Portuguesa

Os substantivos apresentam dois GÊNEROS: MASCULINO E FEMININO.

Por isso falamos os  substantivos podem ser escritos no masculino e no feminino.

Exemplo:
Menino - Menina
Homem - mulher
Gatinho - Gatinha

Os substantivos apresentam NÚMERO. 

Por isso falamos que os substantivos também pode ser escritos no singular - quando tem um elementos.
plural - quando tem muitos elementos.

Exemplo:

um menino - dois meninos
a sapatilha - as sapatilhas
o balão - os balões

Os substantivos apresentam GRAU.

Por isso falamos que os substantivos podem ser escritos no aumentativos, no diminutivo e no grau normal.

Exemplo: 

GATO - GATINHO  - GATÃO
CASA - CASINHA - CASARÃO
MESA - MESINHA - MESÃO


Clique no link abaixo e responda todas as atividades.

https://forms.gle/TabXMNadTq2BZNQ78


MATEMÁTICA


AGORA RESOLVA EM SEU CADERNO


1) Paulo pagou as contas de luz e água. A conta de luz era no valor de 120 reais, a água era no valor de 55 reais. Paulo ficou com 25 reais.  Quantos reais Paulo tinha antes de pagar as contas?

2) Dona Maria fez 1 centena de coxinhas, meia centena de quibes e duas centenas de esfirras. Quantos salgados Dona Maria fez?

3) Marta comprou um fogão por 698 reais. Deu de entrada 455 reais. O restante irá pagar com trinta dias. Quanto falta para Marta pagar o fogão?

4) Trimestre é o período de três meses. Quantos dias tem um trimestre?

5) Faça os cálculos em seu caderno.
a) 364 + 273 =             b) 723 + 157 =             c) 549 + 432 =

d) 356 + 267 =             e) 469 + 382 =             e) 242 + 369 = 

---------------------------------------------------------------------------
Ituiutaba, 27 de maio de 2020.
Quarta-feira

Atividade interdisciplinar - Português e Ciências


Animais em extinção.

Assista o vídeo abaixo e veja o que significa extinção e quais animais estão em extinção. 

Agora acesse o link abaixo e responda as perguntas:

https://forms.gle/xwcSibqSkDs7jFBu7


Vamos ampliar o nosso conhecimento sobre os animais em extinção.

1) Pegue seu livro de Ciências e leia a página 22.

Agora faça uma lista em seu caderno colocando o nome de pelo menos 6 animais que estão em extinção.

2) Pegue seu livro de Ciências e leia a página 24.
Agora responda em seu caderno:

a) Qual é o título do texto?

b) Qual é o assunto do texto?

c) Esse texto é
(     ) uma fábula.
(     ) um texto informativo.
(     ) um poema.

d) No terceiro parágrafo o texto cita diversos seres vivos que estão ameaçados de extinção. Quais seres vivos são:

* Animais:
* Vegetais:

e) O ser humano pode ter um papel fundamental para preservar as espécies de extinção qual é o exemplo de preservação que o texto trás?

f) Quantas eram as araras-azuis em 1990 antes do projeto começar?

g) Hoje são quantas arras-azuis?


-------------------------------------------------------------------------
Ituiutaba, 28 de maio de 2020.

Quinta-feira

Agora é dia de entender as operações de adição e subtração.

Veja com muita atenção todos os vídeos abaixo.





https://youtu.be/z2Mq6G82MpU





AGORA COPIE NO SEU CADERNO OS TERMOS DA ADIÇÃO:



AGORA COPIE OS TERMOS DA SUBTRAÇÃO


VAMOS TREINAR AGORA AS SUBTRAÇÕES?
Resolva em seu caderno.



-----------------------------------------------------------------------------
Ituiutaba, 29 de maio de 2020.

Sexta-feira

Mais subtrações! Faça no caderno

Não se esqueça se tiver dúvidas reveja os vídeos da aula de ontem!


a)   1643 – 832 =
b)   1479 – 858 =
c)   34 – 19 =
a)   52 – 35 =
b)   64 – 28 =
c)   81 – 39 =
d)   83 – 26 =
e)   123 – 56 =
f)    117 – 49 =
g)   163 – 78 =

h)   1481 – 564 =

---------------------------------------------------------
Ituiutaba, 30 de maio de 2020.

Sábado

Mais subtrações! Vamos aprender a cada dia!


a)    589 – 149 =
b)    672 – 358 =
c)     764 – 148 =
d)    247 – 62 =
e)    327 – 45 =
f)      459 – 87 =

g)    641 – 91 =

ATIVIDADES PARA A SEMANA
19/05/2020 - 23/05/2020

ITUIUTABA, 19 DE MAIO DE 2020

QUEM GOSTA DE FAZER ANIVERSÁRIO?



Hoje vamos falar um pouquinho da história do nosso CAIC.

Leia o texto abaixo e descubra um pouco da história do nosso CAIC


HISTÓRIA DO CAIC


       Em 1993 o Governo Federal criou um programa chamado  PRONAICA que tinha o objetivo de criar unidades em vários locais do Brasil para cuidar de crianças e adolescentes, então surgiu pelo Brasil todo vários CAICs.
                       CAIC é uma sigla que significa Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, o bairro Novo Tempo II foi o lugar escolhido em Ituiutaba para a construção de um CAIC.    
                         Surge o CAIC “AURELIANO JOAQUIM DA SILVA” com o início da sua construção em  1994. O CAIC em Ituiutaba começou a funcionar no dia 1º de maio de 1996. 
                     O CAIC tem várias atividades para os alunos e tem também a nossa escola que se chama: Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva. No CAIC Ituiutaba temos ainda a creche, a educação infantil, o período integral, as escolinhas de esporte, aulas de teatro, música e a educação para o trabalho.
                                 O CAIC é um lugar muito especial.

   
Agora que você conhece um pouco mais sobre a história do CAIC, responda as atividades abaixo em seu caderno, depois envie as fotos para as sua professora. 

1) Quantos anos tem o CAIC?

2) Você tem quantos anos? Quantos anos você é mais novo que o CAIC?

3) O que significa a sigla CAIC?

4) Faça uma lista com 6 coisas que você gosta muito do CAIC.

5) Vamos fazer um linda festa para o CAIC, precisamos enviar um lindo convite de aniversário. Faça o convite de aniversário convidando as pessoas para a nossa grande festa.
Não se esqueça que um convite deve ter:

                   Data da festa
                   Local da festa
                   Horário da festa     

6) Cante o hino ao CAIC para lembrar do nosso CAIC e assim fazer a sua homenagem.


7) Olha que linda a bandeira do nosso CAIC
Você sabe o significa cada elemento da Bandeira do CAIC?



ANÁLISE DESCRITIVA DA BANDEIRA DO CAIC – ITUIUTABA

     Círculo branco ao centro com a criança simboliza a Educação Integral que o CAIC oferece.     
            As setas amarelas partem desse círculo significando a projeção desta cidadania para a comunidade.    O triângulo  nas cores vermelho, verde e azul representam a inserção do CAIC de Ituiutaba na Federação. As cores representam:

·        verde: destaque à natureza,
·        vermelho: luta de todos os envolvidos nos projetos do CAIC
·        azul: a harmonia e globalização do CAIC.

          A base da bandeira é um retângulo branco que significa a paz que todos buscamos.

Autora: Sirley Alves Barcelos Borges
Disposição das cores no triângulo:

·        Setas: amarelas
·        Lado direito: vermelho
·        Lado esquerdo: verde
·        Base: azul Royal

AGORA QUE VOCÊ CONHECE O SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DA BANDEIRA DO CAIC FAÇA UM LINDO DESENHO DA BANDEIRA E ENVIE PARA A SUA PROFESSORA.

==================================================================

ITUIUTABA, 20 DE MAIO DE 2020

Na atividade de hoje quero que você assista a esse vídeo:



Essa história é um fábula. 

Você sabe o que é uma fábula?

A fábula é um texto em que os personagens que são animais fazem coisas humanas como conversar, cozinhar, apostar corrida.

Na fábula do vídeo os personagens: cavalo e o burro conversam como pessoas.

No final uma fábula sempre tem uma moral. 

O que é a moral de uma fábula??? 

É o ensinamento que a história quer nos ensinar. 

Agora responda em seu caderno:

1) Qual é o nome da fábula que você assistiu?

2) Qual é o nome dos personagens que aparecem na fábula?

3) O cavalo era bem tratado, então por causa disso como ele se sentia?

4) O que você acha do comportamento do cavalo com o burro?

5) O que a fábula quer nos ensinar?

6) Agora copie no seu caderno as palavras abaixo completando com r ou com rr quando necessário. Depois grave um áudio lendo as palavras para as sua professora. 



AGORA VAMOS FAZER NO CADERNO ALGUMAS OPERAÇÕES?


================================================

ATIVIDADE DO DIA 13/05/2020

LEIA O TEXTO QUE ESTÁ NO MENU CHAMADO CORONAVÍRUS E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES QUE ESTÃO NO LINK ABAIXO.

https://prialbinomendes.blogspot.com/p/coronavirus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário